UM PERCURSO DE SUCESSO


O Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Fiorentina assinalou 26 de Outubro, 17 anos de vida. A Direcção, nessa data, lembrou aqueles que em 1994, decidiram criar a instituição Fiorentina e que viria oficializar-se em 2003. 


A Fiorentina é uma organização com muita história.

Tem feito o seu percurso com altos e baixos, como é normal na vida de qualquer organização. Mas, nesta data, a Direcção gostaria de ressaltar as conquistas do clube ao longo desses anos e do contributo que o mesmo tem vindo a dar no desenvolvimento social do concelho do Porto Novo.

Esse contributo é evidente e tem sido dado através de projectos, mas também através da promoção do deporto, nas diversas modalidades. Futebol, futsal, basquetebol, andebol e atletismo são algumas das modalidades que tem merecido a atenção da Fiorentina. No futebol, o clube conquistou em 2007/2008, o campeonato regional de Santo Antão – Sul, participou no campeonato nacional, prova em que defrontou alguns dos grandes clubes nacionais. Ainda no futebol, a escola de futebol, que em Agosto passado, assinalou três anos de existência, constitui um dos mais importantes projectos implementados.

Foi o primeiro clube em Porto Novo a montar uma escola de futebol. 


No basquetebol, além de dois campeonatos ganhos em Santo Antão, a Fiorentina foi revelação nacional. E, nesta presente época, em que comemora o 17º aniversário, a nossa agremiação abraçou um novo projecto a nível de andebol, com a equipa já em preparação tendo em vista a sua participação no campeonato regional de Santo Antão, dentro em breve. 


A Fiorentina se preocupa com desporto, em geral. Por circunstâncias vária, a Fiorentina deixou de competir oficialmente na temporada passada. A decisão, tomada pelos sócios, foi o culminar de um trajecto marcado por sucessos, mas também por perseguições ao clube, que acabaram por minar a capacidade de trabalho dos seus dirigentes.


 Hoje, a Fiorentina respira saúde e, por incrível que pareça (mas é verdade), são aqueles que perseguiram a instituição, que desejaram a sua morte, hoje nos pedem para voltar. É compreensível. É que, desde que a Fiorentina deixou o campeonato, tudo perdeu graça. 


O entusiasmo dos adeptos, a competitividade foram-se em embora e o futebol do Porto Novo foi o único prejudicado…porque a Fiorentina continua o seu percurso. E, já que, o desporto não é apenas futebol, o clube não pára de dar o seu contributo para que o desporto em Santo Antão vá adiante. Mas, agora, a aposta é no andebol.