O crescimento que a Cidade do Porto Novo tem registado, nos últimos anos, tem levado ao surgimento de alguns bairros, caso de Galinheira, Chã de Viúva, Chã de Matinho.
Por isso, é necessário que as autoridades comecem a pensar na criação dos equipamentos sociais (escolas, praças, placas desportivas, etc.) nessas zonas emergentes para se previr os problemas sociais, como a exclusão social dos jovens dessas comunidades. Os pais e encarregados estão preocupados com a segurança dos seus educandos.
No caso da Galinheira, Lagoa da Ribeira Corujinha e das outras zonas próximas, a Fiorentina tem estado a discutir com a Delegação do Ministério da Educação e Desporto do Porto Novo a abertura, num futuro próximo, de uma sala de aula para receber alunos dessas zonas. A Delegação do Ministério da Educação e Desporto está sensível a esta preocupação dos pais.
Este Sábado, 17 de Setembro, no largo da sentina municipal da Ribeira Corujinha, Cidade do Porto Novo, tem lugar um carmesse com o objectivo de ajudar os chefes de famílias mais desfavorecidas. Durante o evento, vão ser recolhidos materiais escolares para que os s seus filhos. Tendo em conta a importância dessa actividade, a Fiorentina espera a participação da população da Ribeira Corujinha e da Cidade do Porto Novo, em geral. Lembramos que, já por várias vezes, a Fiorentina tem ajudado crianças pobres com materiais escolares.
O jovem emigrante, Paulo Brito, pretende ajudar famílias carenciadas. Trata-se de uma pessoa muito solidária que está com muita vontade de ajudar os que mais precisam. Assim, no passado dia 10 deste mês de Setembro, o Presidente da Fiorentina esteve reunido com o referido jovem emigrante para discutir algumas ideias e Jairson Tavares aproveitou para entregá-lo um projecto para a recolha de donativos que poderá beneficiar uma centena de famílias das comunidades do Norte e da Ribeira dos Bodes. Paulo Brito está munido de um credencial que lhe confere poderes para representar a Fiorentina nos países estrangeiros.