A Fiorentina foi sempre um clube ganhador. Ao longo dos anos, foi instalada uma mentalidade ganhadora e uma cultura de resultados no seio do clube, fundado em 26 de Outubro de 1994.
Esta agremiação sempre que entra numa prova é para ganhar (pode até não ganhar, mas o espírito é esse) e o balanço tem sido muito positivo, graças a Deus.
Quando filiou-se na Associação Regional de Futebol de Santo Antão Sul, em 2007, começou a disputar as provas oficiais e, logo na primeira época. (2007/2008) ganhou quase todas as provas.
Nessa época, além de vencer o torneio da abertura, foi campeão regional. Na segunda época ganhou a super taça do Porto Novo. Esse espírito de vencer acabou, porém, por criar alguma animosidade no seio de muitas pessoas, que tudo fizeram para destruir o clube.
Mas, a Fiorentina continua firme. Na foto, vista parcial da sala de troféus do clube, muito visitada pelas pessoas.

A escola de futebol da Fiorentina, Porto Novo deslocou-se, este sábado, a São Vicente para um intercâmbio desportivo com a escola de futebol de Salamansa. O intercâmbio é fruto de um protocolo de amizade existente entre os dois clubes. O intercâmbio, de dois dias, vai permitir aos jovens portonovenses conhecerem também alguns sítios de interesse de São Vicente, segundo da Fiorentina, Jairson Tavares. A Fiorentina tem desde Agosto de 2008 uma escola de futebol que abarca, neste momento, 93 jovens nos escalões de sub-10, sub-12 e sub-15. 

Todos os clubes existentes em Santo Antão – Sul enfrentam momentos difíceis que colocam em risco a própria existência das agremiações desportivas.