A Fiorentina é uma organização com muita história. Tem feito o seu percurso com altos e baixos, como é normal na vida de qualquer organização.
Mas, nesta data, a Direcção gostaria de ressaltar as conquistas do clube ao longo desses anos e do contributo que o mesmo tem vindo a dar no desenvolvimento social do concelho do Porto Novo.
Esse contributo é evidente e tem sido dado através de projectos, mas também através da promoção do deporto, nas diversas modalidades. Futebol, futsal, basquetebol, andebol e atletismo são algumas das modalidades que tem merecido a atenção da Fiorentina. No futebol, o clube conquistou em 2007/2008, o campeonato regional de Santo Antão – Sul.

Este Sábado, 17 de Setembro, no largo da sentina municipal da Ribeira Corujinha, Cidade do Porto Novo, tem lugar um carmesse com o objectivo de ajudar os chefes de famílias mais desfavorecidas. Durante o evento, vão ser recolhidos materiais escolares para que os s seus filhos. Tendo em conta a importância dessa actividade, a Fiorentina espera a participação da população da Ribeira Corujinha e da Cidade do Porto Novo, em geral. Lembramos que, já por várias vezes, a Fiorentina tem ajudado crianças pobres com materiais escolares.
O jovem emigrante, Paulo Brito, pretende ajudar famílias carenciadas. Trata-se de uma pessoa muito solidária que está com muita vontade de ajudar os que mais precisam. Assim, no passado dia 10 deste mês de Setembro, o Presidente da Fiorentina esteve reunido com o referido jovem emigrante para discutir algumas ideias e Jairson Tavares aproveitou para entregá-lo um projecto para a recolha de donativos que poderá beneficiar uma centena de famílias das comunidades do Norte e da Ribeira dos Bodes. Paulo Brito está munido de um credencial que lhe confere poderes para representar a Fiorentina nos países estrangeiros.
Esta terça-feira, dia 3 do corrente, o Presidente da Fiorentina, Jairson Tavares, tem um encontro com os jovens Jani e Jozi, dois dos atletas mais destacados do andebol em Santo Antão. O objectivo é analisar a possibilidade da criação da equipa de andebol da Fiorentina, com vista à próxima época. Todos estão dispostos a fazer parte da nossa equipa. Inclusive, o técnico Nhô Rei quer fazer parte da equipa técnica. “Vou falar com eles, não vou tomar nenhuma decisão. Só depois de reunir a Direcção, tomaremos qualquer decisão”, explicou o Presidente da Fiorentina.
O jovem Aritson Tavares participou numa formação para treinadores de futsal, que decorreu, na Praia, entre 18 e 23 de Julho. O jovem mostra-se muito confiante com aquilo que aprendeu e pretende partilhar os seus conhecimentos com os jovens portonovenses.
A escola de futebol da Fiorentina, Porto Novo deslocou-se, este sábado, a São Vicente para um intercâmbio desportivo com a escola de futebol de Salamansa. O intercâmbio é fruto de um protocolo de amizade existente entre os dois clubes. O intercâmbio, de dois dias, vai permitir aos jovens portonovenses conhecerem também alguns sítios de interesse de São Vicente, segundo da Fiorentina, Jairson Tavares. A Fiorentina tem desde Agosto de 2008 uma escola de futebol que abarca, neste momento, 93 jovens nos escalões de sub-10, sub-12 e sub-15. 

Todos os clubes existentes em Santo Antão – Sul enfrentam momentos difíceis que colocam em risco a própria existência das agremiações desportivas.